domingo, 10 de março de 2013

As desvantagens de tomar pílulas


 

Anticoncepcional E Trombose


        A ligação entre determinados tipos de anticoncepcionais e o aparecimento da trombose foi estudado pela FDA (órgão responsável pelo controle de remédios e alimentos, EUA).
A pesquisa feita pela agência chegou à conclusão de que as mulheres que tomam anticoncepcionais que tenha drospirenona (um hormônio) na fórmula têm um risco maior de adquirir a doença.
Os medicamentos que usam o levonorgestrel (mais antigos) oferecem menores chances de problemas.
Os testes foram realizados com 800 mil americanas entre os anos de 2001 e 2007.


O Que É A Trombose?

A trombose define-se quando há a formação de trombos (coágulos) em algumas partes do corpo, como as pernas por exemplo.
Os trombos são as coagulações que geralmente fecham os ferimentos que sofremos.
A doença faz com que isso ocorra em locais saudáveis. Os entupimentos podem causar uma embolia pulmonar, o que acaba causando morte instantânea.
Além do uso de anticoncepcionais, a trombose pode ser causada por cirurgias, fumo, varizes, tratamentos de reposição hormonal, internações hospitalares longas nas quais o paciente fica sem se mover por muito tempo.

Os Anticoncepcionais Em Questão

No Brasil há dois tipos de anticoncepcionais comercializados pela Bayer que contêm a drospirenona. São eles os medicamentos Yaz e Yasmin.
Nas pesquisas realizadas pela FDA, as mulheres que tomavam o Yaz aumentavam em 75% a possibilidade de contrair a trombose. As pacientes que tomavam os medicamentos de outras fórmulas não corriam tantos riscos.

Mais Testes Sobre Os Riscos Dos Anticoncepcionais

Dois estudos recentes ofereceram resultados diferentes, o que mantém a discussão sem uma resposta mais específica.
Exames realizados na Dinamarca mostraram que as usuárias de Yaz têm o dobro de chances de adquirirem trombose em relação às que usaram medicamentos mais antigos. A pesquisa usou 1 milhão de mulheres no país.
Estudos publicados em 2007, porém, afirmam que o perigo da trombose é igual para quem usa qualquer tipo de anticoncepcional, os que contêm drospirenona e os que usam levonorgestrel.
Como ainda não houve resultados conclusivos nos testes, Rogério Bonassi, presidente da comissão de contracepção da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) declarou que o uso de Yaz e Yasmin não precisa ser suspenso pelas mulheres.
Anticoncepcional E Trombose
Anticoncepcional E Trombose

Dados Que Precisam De Comprovação Científica

Segundo Rogério Bonassi, os números relacionados às mulheres que contraíram a trombose venosa podem ser contestados se estudos forem realizados não apenas em mulheres que têm a doença e usam os anticoncepcionais, já que pode ocorrer de serem outras condições as causadoras da doença.

Os Dados

Número de mulheres examinadas e casos de trombose venosa a cada 100 mil.
Mulheres que não usam anticoncepcionais: 5 doentes a cada 100 mil mulheres.
Mulheres que usam produtos com lovonorgestrel: 15 a 20 doentes para cada 100 mil.
Mulheres que usam Yaz e Yasmin: 25 a 30 doentes para cada 100 mil.
Gestantes: 60 doentes para cada 100 mil.

Ver vídeo AQUI



Fonte: Blog Brasileiro de Beleza Feminina




4 comentários:

  1. Olha isso é uma questão extremamente importante!
    Eu não posso tomar a pílula nem qualquer outro método contraceptivo que largue hormonas e esses químicos (nem o anel nem o patches da Evra), precisamente por ter problemas de circulação nas pernas. Após uma ou duas semanas a tomar essas coisas fico com as pernas super inchadas e montes de vasos sanguíneos "à vista".
    Isto quando se tem historial na família de trombose, o risco ainda é mais agravado.

    Mas tinha ideia que a Yasmin ainda era dos contraceptivos mais leves do mercado ou pelo menos a mim não fazia tão mal (quando ainda podia tomar).

    A Diane 35 é uma BOMBA, normalmente é mais utilizada para outros fins terapêuticos como controlo de acne, queda de cabelo e hormonal. Mas muitas mulheres fazem uso continuado dessa pílula :/

    Muito bom post! :) beijinhos querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida eu vi-o num blog brasileiro, e como também achei que estes assuntos embora muito falados são pouco "explicados ao pormenor", (até porque agora qualquer miúda com 15 anos começa a tomar pilula), achei muito importante divulgar aqui.

      Eu tomava uma muito fraca também, mas provavelmente vou deixar de tomar, dão muito jeito para "regular" os dias "maus", principalmente no verão, mas as desvantagens a longo prazo não compensam :(

      Eliminar
    2. Sim, é verdade! Eu comecei a tomar muito cedo e levou alguns anos até começar a levar a sério o que a bula diz. Mesmo assim, eles expôem a situação de forma a que não pareça tão grave. :/

      Eliminar
    3. Depois vemos pessoas adultas que não sabem porque tem varizes e etc ...
      Eu ainda n vi se a minha tinha a substancia que eles falam aqui.

      Eliminar

A sua opinião é importante, responderemos logo que possível :)